26 abril 2004

Fernandinho vai ao vinho

As manhãs de nevoeiro estão em franca contradição com a mentalidade do Fernandinho: baças e frias. Além disso, criam sinergias com os outros elementos da Natureza, pese o Fernandinho reagir aos seus pares: tornam escorregadio o terreno por onde se alastram. O rapaz tem de atravessar essas manhãs para efectuar tarefas árduas e que exigem engenho aguçado e espírito pertinaz. Como ir ao vinho.

Na impossibilidade prática de caçar leões ao pequeno-almoço, é criando pequenos desafios a cada dia que o Fernandinho satisfaz o espírito aventureiro. Um dos seus favoritos consiste em ligar simultaneamente, nos seus domínios, um punhado de engenhos movidos a energia eléctrica (normalmente bastará aspirador, televisor, leitor de CD, amplificador, rádio, computador, forno, frigorífico, congelador, secador de cabelo, batedeira, torradeira, varinha mágica, microndas, racleteira, secador de cabelo, vibrador, escova de dentes, cafeteira, ferro de engomar, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça e máquina de secar roupa, por esta ordem e bem acompanhados à guitarra com 47 lâmpadas). Exaustor q.b., de forma a juntar o útil, de dar uma finalidade a Cahora Bassa, ao agradável, de reviver bons serões à antiga contando histórias ao borralho da lareira.

Mais libertino do que seria permitido prever tendo em conta uma educação fielmente cristã — regrada, pacífica e discreta —, esse produto do conformismo despertou subitamente para os prazeres do bife. Sim, levantou-se uma vez sem pestanejar e atirou-se para o duche das carícias orientais com a ganância dos marinheiros de longo curso.

Claudicou ao primeiro contacto. Adivinhava-se, já que irreflectido como todos os impetuosos. Uma bezerra da cor do ouro, de bela pelagem e lábios tenros ofereceu-lhe lombo com molho de natas e vodka, de tal forma bem cozinhado que o pobre do Fernandinho não parava de se contorcer, pedindo para claudicar ainda mais! Os amigos e os confrades, fartos de gemidos sofredores, ofereceram-se para acompanhar o séquito fúnebre até que vissem cremado o mau-olhado.

(continua)